terça-feira, 11 de setembro de 2007

Cuidados com o Notbook


A poucos dias, finalmente adquiri o tão sonhado notbook (presente de mamãe), assim que coloquei a mão no Not, já me veio a mente os cuidados que tal necessita, depois de muito pensa e estuda cheguei a algumas conclusos sobre os cuidados que deve ter alguém que possui bom notbook.

Começando pelo "Monitor", com certeza o item mais caro do Not, é comum que algum "bedelhudo" resolva por as mãos na tela deixando aquelas clássicas marcas de dedo, e um pouco de poeira, ou penugem, também se acumulam com uma seta freqüência na tela, logo para que se possa limpar não aconselha a utilizar qualquer tipo de pano, mas que se separe um somente para fazer este tipo de serviço, limpeza da tela, pretendo utilizar uma flanela, aquelas comuns, amarelinhas... Outro detalhe importante é o cuidado ao fechar a tela, falo isso por experiência própria, já vi Not com a tela trincada bem no meio, nem precisei pergunta pro dono o que havia acontecido, o "azarado" ou descuidado, estava trabalhando em alguns documentos, e esqueceu a caneta em cima do teclado, e ao fechar a tela pressiono um contra o outro, um crime. Alguns modelos de notbooks pode se observar claramente o desenho do teclado na tela (esta quando esta apagada), isto ocorre por dois motivos, muita poeira no teclado, ou e a principal, usuários colocarem peso em cima do aparelho, logo a tela é forçada com o telado e ta formada a tal marca, e colocar peso em cima do not, “vamo combina que não é das idéias mais geniais”, pois gera um desgaste muito grande a toda estrutura de apoio do LCD.

Teclado: Este que por sua vez é um dos grande protagonista de desastres, que não gosta de esta trabalhando e tomando um chocolate quente, um cafezinho (os programadores que o digam), mais, NÃO PODE, sabe aquela historia "se bebe, não dirija", pois é, se for bebe não usa o PC, (huahuahuahuahau), mas se por ventura tal catástrofe acontecer, desligue-o o equipamento imediatamente, e não torne a ligá-lo enquanto uma "secagem" completa seja feita, lembrando que também não se pode fechar a tela... e interessante que um vez ou outra se limpe o teclado, aconselho a utilizar aqueles aspiradores próprio pra teclado, (si bem que eu conheço gente que j'a utilizou aspirador domestico para isso).
Bateria, ainda não tenho uma posição para tal... mais costumo deixá-la acabar por completo (0%), e só assim recarregar, e quando já esta em 100% continuo usando o not conectado com a tomada.

Movimentação, lendo alguns artigos sobre este assunto, todos foram bem claros que movimentar o Not ligado não tem problema, mas toda via se ao movimentá-lo ele tiver muita vibração, ai sim pode ocorrer alguns danos ao HD e ao leitor de CD (caso este esteja em uso) então nada de anda de moto com ele ligado huhauhauhauahuahua.

Alimentação não precisa nem comenta que o uso de um estabilizador seria o ideal, mais não havendo possibilidade, ate porque acho que a mochila ficaria um tanto pesada, mas só ressaltando que ao colocá-lo numa tomada, verificar se a instalação elétrica é confinável, e se a voltagem e compatível. (input 110-220), cuidado ao colocar o plug atrás do aparelho, evitar deixar o plug pressionado sobre algo. A ordem aconselhada para se ligar é primeiro o plug, depois sim colocar na tomada evitando assim que algum curto ocorra.
No mais todos os outros cuidados que um aparelho requer também devem ser tomados com o norbook.

Dentre alguns dias voltarei a falar sobre not`s e como melhor configurá-los e podendo assim tirar melhor proveito sobre tais maquinas.


Até...

Nenhum comentário: